Confira 7 Dicas de Como Otimizar o Blog

Date
mar, 15, 2017

Se você esteve construindo seu blog desde o início sozinha sabe como é um custo passar por todos os passos de criação dele. E mais ainda de organizar tudinho nele assim que você “termina” de construí-lo.

Mesmo quando você tem ajuda, fica sempre com aquela pulguinha atrás da orelha da gente e aquela pergunta clássica de “o que mais será que está faltando?” ou “o que mais eu coloco aqui?”. Esse post vai te ajudar bastante em casos de dúvida sobre como melhorar seu blog.

1. CRIE SUAS PÁGINAS ESTÁTICAS

Três coisas importantes que não deveriam faltar em seu blog: As páginas de Anuncie, Contato e Sobre.A página de Sobre é a mais importante de todas. Apesar de que a página de Anuncie seja onde uma Parceria irá procurar entrar em contato com você, ninguém contrata uma pessoa sem antes conhecer um pouco sobre ela.

Isso sem falar em seus leitores.Se você cativar alguém em seus posts, essa pessoa pode se tornar seu leitor. Consequentemente ela vai querer conhecer mais sobre você. E para isso você tem que ter uma página de Sobre. Assim que possível, farei um post sobre a importância dessa página, e em como você deve se comportar enquanto escrevendo nela.

A página de Anuncie, é onde as parcerias interessadas em anunciar com você provavelmente irão procurar seu contato. Se ela não existir, você poderá estar perdendo muitas oportunidades sem nem sequer saber disso. Pode isso? Não pode não!

Se você não tem, crie uma já. E se você já tem, confira ela e principalmente faça o que eu sempre vou usar como palavra mágica por aqui no DIYBlog: Otimize! É muito importante você otimizar TUDO em seu blog. Conferir e renovar sempre que possível o design e links quebrados, por exemplo. E assim, confira se os formulários e seu e-mail está atualizado, ou se você tem como melhorar em algo a página.

2. PROMOVA SUAS REDES SOCIAIS

Quando você terminar de arrumar todo seu layout, começar a postar e se estabilizar com o blog, não pode focar apenas neles. As Redes Sociais serão uma bela amizade que você terá para te acompanhar e serem ferramentas úteis para a sua marca. Não deixe de as promover, tanto em seus links na barra superior ou barra lateral, quanto em alguns posts.

Uma coisa que será incrível se você fizer é colocar botões de compartilhamento em seus posts, e deixar uma call-to-action no fim do seu post (chame seus leitores para agir) para que as pessoas após lerem, possam ver seu pedido e quem sabe compartilharem ou curtirem o seu post.

É muito importante você tentar fazer em alguns dias do seu mês ou em alguns posts, um pouco de interação e incentivo para as pessoas seguirem você em suas redes sociais para poderem ter mais conteúdo visto não só no blog, como também por lá.

Vai por mim, ter eles em suas redes além do blog vai te ajudar, e muito. Então não deixe de promovê-las sempre que puder, mesmo que sutilmente.

3. ORGANIZE E CONFIRA SEUS LINKS

Esse é um tipo de dica de ato recorrente, ou seja, que você provavelmente terá de fazer pelo menos uma vez a cada bimestre.

O que eu quero dizer com organizar e conferir seus links, é ter certeza de que você não tem links quebrados em seus posts ou mesmo no seu layout. Um post que você linkou dentro de outro post, e de repente decidiu mudar o link dele, ou um site que ficou fora do ar, um blog que você recomendou que trocou de domínio, etc.

As possibilidades disso acontecer são mais frequentes do que a gente realmente acha que pode ser. E é por isso que para não termos leitores clicando em um link que leva a lugar nenhum ou a uma página de erro 404, é muito importante que você os confira.

E quanto mais posts você tiver, mais importante é essa tarefa pois alguns posts vão ficando antigos e mesmo assim sendo procurados e populares, e ter um link quebrado em uma ocasião dessas é beem triste.

4. ORGANIZE AS CATEGORIAS

Ter muitas categorias é ruim e desorganizado. Ter poucas categorias pode ser um pouco caótico. E não ter nenhuma categoria pode ser trágico.

Faça o possível para deixar suas categorias do blog organizada. Todas as suas tags não precisam se tornar categorias. Um bom exemplo aqui no blog: Minha categoria “Beleza” é ligada á subcategorias ou tags, entre elas algumas como maquiagem, cabelos, unhas, pele, etc.

Minha categoria “Miscelânea” é autoexplicativa mas vamos lá: é onde eu coloco tags que não valeriam muito a pena tornar uma categoria, por ter poucos posts ou uma relevância pequena comparado às outras. Deu para pegar a lógica um tiquinho?

O importante é você utilizar em seu blog tags que realmente importam e que seus leitores vão clicar e vai ter um número enorme de conteúdo rico sobre aquela tag, e não clicar e aparecer três postzinhos abandonados.

Tome sempre esse cuidado. Destaque categorias de coisas muito relevantes do seu blog e que fazem a identidade dele e seu tráfego provavelmente vai aumentar, e sua taxa de rejeição diminuir. Okay? Okay!

5. APRENDA SEO

O SEO é parte muito importante de um site, pois são técnicas que vão fazer com que você seja achado mais rápido nas pesquisas do Google comparado a outros sites. Esse tipo de otimização exige MUITA paciência. O trem é complicadinho viu?

Mas depois que você se acostuma a coisa flui bem mais rápido e organicamente. Ah! Já tem posts sobre SEO aqui no blog e você pode visitar a categoria para entender um pouco melhor.

Você tem possibilidade e deve otimizar tudo: O Blog, os posts, o título deles, o link deles a imagem, e enfim… Inúmeras maneiras de aumentar seu ranking nas pesquisas. Então bora trabalhar esse SEO do teu blog já!

6. PADRONIZE SUAS IMAGENS

Você não vai ser reconhecido se a cada post você faz as fotos de um jeito diferente. Sem uma fonte ou cor que combine com seu layout por exemplo. Ou manter a mesma identidade. Ou até mesmo só a logo do seu blog no cantinho da foto.

Meu blog e minhas divulgações sempre seguem um certo padrão. Você sempre vai me ver adotando uma identidade para certas séries de posts. E isso, principalmente quando as pessoas encontram meu post no Pinterest, faz elas identificarem outros iguais por lá só de olhar.

É muito importante você tentar utilizar as fotos com uma identidade visual definida. Dá trabalho mas você vai gostar dos resultados a longo prazo. E depois de definir pela primeira vez, fica tudo mais fácil. Ser reconhecido até pelas fotos de nossos posts é algo muito importante.

Para editar as suas fotos, você pode utilizar o Canva, PicMonkey, PhotoScape ou o Adobe Spark, que são gratuitos por exemplo. Tem quem já tenha costume com o Illustrator ou o Photoshop assim como eu. Mas as ferramentas que indiquei são de quebrar um galhão.

Mas o Canva e o Adobe Spark são ferramentas de edição de fotos muito legais. Com elas você pode criar as fotos do seu post ou até mesmo para edições caprichadas e importantes como o seu Mídia Kit.

7. CONTROLE E ESTUDE SUAS ESTATÍSTICAS

Essa é uma atitude que tornará a otimização uma consequência: Fique de olho em suas estatísticas. Se você ainda não utiliza o Analytics para ver as estatísticas do seu blog, corre no post aqui do DIYBlog para entender tudinho. Mas se você já utiliza, é muito importante se manter sempre estudando seus números.

Assim que você analisar tudo pelo Analytics, as coisas vão ficar melhores. Você deve se orientar a partir desses acessos para saber o que eles gostam mais. Assim você colocará posts de acordo com o que mais deu retorno ou feedback positivo para você.

Isso quer dizer? Mais feedback positivo por colocar posts semelhantes a o que eles já gostam.

Ufa!

É claro que toda hora queremos mudar alguma coisinha ou outra em nosso blog. Isso faz parte, nós mudamos e às vezes algumas coisas que temos possibilidade de mudar passarão sim por mudanças.

Isso é super normal e se alguma hora seu blog está azul e de repente você o prefere minimalista, é só sua personalidade mudando. E se você tem vontade de mudar as coisas em seu blog, canal, redes sociais ou na sua vida, mude!

Você não precisa colocar toda a sua vida exposta na internet, é claro. Mas hoje em dia o que as pessoas mais querem é contato com pessoas reais. Você passar todo o seu sentimento de mudança e de estado de espírito é muito importante. Seus leitores sempre vão gostar de saber e até mesmo apoiar você.

E ah! Não viva para o blog, viva a sua vida e faça dele parte dela. Assim vai ser muito mais prazeroso e não vai ser uma coisa forçada. Vai ser puro amor!

Inscreva-se e fique por dentro de tudo!

Receba direto no seu email promoções, freebies, conteúdo exclusivo e feito com carinho e mais!

Invalid email address
Prometo não lotar seu e-mail! Só conteúdo gostosinho de ler e aprender.

Thayna Julia

Designer, criadora de conteúdo, apaixonada por games e cultura pop tanto quanto ama o universo da beleza e moda.

2 Comments

  1. Responder

    Harumi Hamaya

    17/07/2018

    Que dicas maravilhosas! Estou reformando meu blog, e tenho certeza que esse post vai me ajudar muito, vou até salvar no meu favorito!

    Beijos :*

    • Responder

      Meio Julia

      18/07/2018

      Aiin que bom que você gostou!! Reforminha no blog sempre é bom pra dar uma cara nova e deixar tudo organizado né? UHU! ♥ Obrigada pelo carinho!

Leave a comment

Related Posts

SOBRE

24 anos, apaixonada por criar as coisas. Designer e criadora de conteúdo, com o propósito de te incentivar a ser mais criativo e ter a vida que sonha.

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!