Entenda o que é um calendário editorial

Date
ago, 02, 2017

Para quem é criador de conteúdo ficar no sufoco é bem normal quando não se organiza. Uma forma maravilhosa de organizar todo o seu conteúdo é com um Calendário Editorial.

Parece bobo mas eu já falei várias vezes aqui no blog o quanto a organização é essencial pra sua vida na blogosfera e na criação de conteúdo. Não só para isso, como para a sua vida inteira, manter-se em dia com seus compromissos é muito importante. E é importante manter isso tudo agendado para não se embolar.

Um Calendário Editorial é um tipo de cronograma que você faz para inúmeras coisas para a sua vida, mas é incrivelmente útil quando usado pelos criadores de conteúdo. É um tipo de planejamento mensal que você irá fazer de todo o seu trabalho, separando-o pelos dias que precisa se programar.

Eu mesma utilizo qualquer tipo de calendário com um bom espacinho para fazer um calendário editorial para o meu blog. Como eu uso um bullet journal, eu normalmente desenho um calendário e coloco por lá o que eu tenho que planejar.

Com isso, eu coloco meus posts em três datas da semana: Segunda, quarta e sexta. Quando eu tenho posts prontos, o que é quase sempre pois eu crio um banco de posts, eu já deixo até mesmo o título dele nessa data do calendário para eu não postar de modo aleatório.

Esse é um exemplo que eu tirei foto pra vocês. Um pouco depois eu parei de preenchê-lo e comecei a usar outro método, então acabei não o utilizando. Mas já é um bom exemplo.
Também escrevo em quais dias irei postar vídeo. Geralmente o vídeo já está gravado e editado então também deixo o nomezinho para que eu me programe direitinho. Muitas vezes o próprio YouTube me ajuda. Gosto dessa ideia do banco de posts, então muitas vezes eu upo o vídeo dias antes e apenas o programo para liberar na hora certa.

Ter um calendário editorial pode te ajudar a aumentar a frequência de postagem e com mais consistência. Melhora também a sua organização e principalmente diminui as chances de você repetir temas na sua programação.

Ajuda muito também a você ter uma visão mais ampla de como está a programação de seus posts. Ou até mesmo de sua estratégia de conteúdo. Você vai acabar diversificando e programando tudo que posta por causa dessa amplitude. É uma ótima ferramenta para quem trabalha com Marketing.

Você pode criar um calendário editorial a partir de planilhas no Excel ou nas do Google por exemplo. Você também pode integrar o seu calendário ao seu blog com o plugin Editorial Calendar para WordPress.

O importante é você pensar na frequência em que irá postar ou que suas tarefas irão ser programadas. Coloque-as em ordem no seu calendário editorial como você quer que elas sejam realizadas e os dias. Com o tempo você vai pensando na melhor estratégia e maneira de planejar com ele.

Inscreva-se e fique por dentro de tudo!

Receba direto no seu email promoções, freebies, conteúdo exclusivo e feito com carinho e mais!

Invalid email address
Prometo não lotar seu e-mail! Só conteúdo gostosinho de ler e aprender.

Thayna Julia

Designer, criadora de conteúdo, apaixonada por games e cultura pop tanto quanto ama o universo da beleza e moda.

13 Comments

  1. Responder

    verdade seja dita

    02/08/2017

    Adorei a dica Julia! – Eu estou começando a me organizar justamente para facilitar minha vida. As vezes me perco de tal maneira, que só fazendo isso para eu otimizar tempo.

  2. Responder

    Meio Julia

    02/08/2017

    Nossa e isso me ajuda MUITO sabe? Eu acho que todo criador de conteúdo deve fazer um calendário editorial que ajuda muito na vida viu.

  3. Responder

    Larissa Santana

    02/08/2017

    Eu já tinha ouvido falar várias vezes sobre calendário editorial, mas nunca dei muita importância. Agora, depois desse post vou até correr pra fazer um pra mim, pra ver se assim consigo seguir o cronograma do blog kkkk. Adorei a dica, e gostei muito do jeito que ficou o seu calendário. Vou fazer o meu e te mostro u.u kkkk

    Beijos ♥

  4. Responder

    Nathalia Pinheiro

    02/08/2017

    Eu adotei recentemente a técnica do calendário editorial e to amando!Tô usando um plugin do WordPress que é mais facil pra mim, ai salvo os posts como rascunho e vou postando de acordo com a data certa 🙂 É ótimo!
    Ahh, amanha vai sair um post no AMIGA COMPARTILHA sobre seu blog Ju, porque ele é incrivel!

    http://amigacompartilha.com/

  5. Responder

    Meio Julia

    02/08/2017

    MENINAAAAAAA É UMA MARAVILHA DO BRASIL!!! Faz um sim, é super legal. Mais tarde pelo BEDA a fora vai ter posts com mais dicas sobre calendário ♥ MOSTRA MESMO amo

  6. Responder

    Meio Julia

    02/08/2017

    Ai tô louca pra ir pro wordpress e abusar desse plugin (e do resto) menina você não tem noção da ansiedade! — MENTIRAAAAAAA ♥ Que amoooor, vou te acompanhar, obrigada pelo carinho *-*

  7. Responder

    Rayanne Buchweitz

    02/08/2017

    Eu super uso calendário editorial pro blog, mantenho um BuJo em uma caderneta pequena pra poder carregar na bolsa e to sempre em contato com ele, quando to sem nada pra fazer fico me organizando, as vezes até uso algumas páginas pra rascunhar posts hahaha Beijo

    Ray e os Dezoito

  8. Responder

    Meio Julia

    02/08/2017

    menina e depois que a gente acostuma dá vontade de se organizar toda hora né? kkkkkk eu não aguento, sempre acho uma coisinha ou outra pra anotar no planner.

  9. Responder

    Ritinha

    03/08/2017

    Muito legal suas dicas, eu precisava pois escrevo em outro site além do meu e não é fácil rsrs, beijos
    http://www.ritinhaangel.com.br/

  10. Responder

    Meio Julia

    03/08/2017

    Sempre é bom organizar. Ele me permite não perder a cabeça com a ordem das coisas que tenho que fazer. é maravilhoso.

  11. Responder

    Lívia Santana

    03/08/2017

    Juro juradinho que até tento fazer isso, mas nunca consigo deixar um banco de posts… Eu até que fiz um estoque de vídeos mas já estão acabando e quero só ver eu me virar para gravar o resto…
    Menina, ensina a deixar vídeo programado no YT? Até hoje eu não aprendi a fazer isso, bem toupeira mesmo…
    Amei o post! Falta a vergonha na cara.
    Beijão
    Check-in Virtual

  12. Responder

    Meio Julia

    03/08/2017

    Oi Lívia, poxa é só tirar um diazinho da semana pra ir reprogramando as coisas! Eu tenho o app do blogger e quando tenho uma ideia eu já rascunho um pouco e vai crescendo sabe? Ah ♥ Sobre o vídeo programado, quando você escolhe se quer publicar na hora, deixar privado, não listado etc. também tem como deixar ele "programado". Toda vez que você faz upload de um vídeo tem essa opçãozinha antes mesmo de você baixar, e também no lado direito enquanto upa. Você coloca a data e horário certinho que quer que saia, e ele literalmente vai sair sozinho nesse horário. ♥ ♥

  13. Responder

    Lary Zorzenone

    04/08/2017

    Olá
    Eu tenho um calendário editorial no meu bujo que me ajuda super. Eu costumo postar dia sim, dia não, mas posto resenhas todas as quartas. É meio complicado, mas eu me entendo super na minha bagunça. cada dia da semana eu busco abordar um assunto, então é outra coisa pra se pensar. Eu monto o mês todo antecipadamente e ai, ao longo da semana, vou escrevendo os posts, fotografando e etc. Ai quando uso o PC, é só editar e programar pro dia certo. Me ajuda muito escrever os posts pelo app do Blogspot no celular. Escrevo mais rápido e, assim que a ideia surge, eu escrevo.

    Vidas em Preto e Branco

Leave a comment

Related Posts

SOBRE

24 anos, apaixonada por criar as coisas. Designer e criadora de conteúdo, com o propósito de te incentivar a ser mais criativo e ter a vida que sonha.

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!