Novidades do Instagram e como você pode tirar proveito delas

Date
Maio, 14, 2019

Nessas últimas semanas começamos a notar algumas mudanças que vieram como uma bola de neve em nossa direção, relacionados ao Instagram. Tudo isso de mudanças começou principalmente por causa da integração entre o Messenger e as mensagens do Instagram e Whatsapp, que poderão se conectar.

Depois de muita conversa sobre esses assuntos, eventos aconteceram para mostrar os planos e novidades que estão vindo para as três redes e o que se destacou mais foi mesmo as novidades do Instagram. Começando pela tão falada questão da retirada da quantidade de likes que uma foto teve na rede social. E já que falei dela, nós vamos começar a listar essas novidades por aí mesmo.

Adeus ao número de likes

Você vai continuar recebendo likes tanto quanto podendo dar likes nas fotos. Porém agora, você só terá acesso ao número dos likes que você teve em seu próprio perfil. Nada de sair reparando nos likes das outras pessoas, em sua quantidade.

Na minha opinião, isso é um ponto altamente positivo em várias formas. Um exemplo que tem impacto bem grande e direto nos usuários do Instagram é que os likes causam ansiedade nas pessoas. É muito comum a gente passar pela aflição e pressão de não ter nunca o número de likes suficiente, ou fulano tinha mais likes que você e etc. Para influenciadores isso também era algo que pesava muito e o medo de perder engajamento e interações ou de perder valor no mercado parecia pesar muito (na cabeça de muitos) nos likes. Apesar de que não é bem os likes que importam na hora de trabalhar com um bom influenciador e ter resultados tanto quanto um conteúdo ser de qualidade.

Outro fator legal é as pessoas pararem para valorizar exatamente o que importa: O conteúdo, e se ele é de qualidade ou não e o engajamento e relevância. São coisas importantíssimas e é o que fazem um bom criador de conteúdo ou influenciador, ou empresa e microempreendedor por exemplo se destacarem. A qualidade de um criativo vale na minha opinião muito mais do que números. E a qualidade do engajamento irá interferir diretamente em como vai ser a conversão de qualquer conteúdo.

PORÉM, refletindo bastante há algo contraditório nesses próprios pontos positivos: Se o Instagram quisesse mesmo parar com a ansiedade e comparação entre as pessoas e a supervalorização de números em vez de conteúdo, porque ela não fazia com todos os números? Eu penso que ou isso é um primeiro passo para fazer tudo sumir, tipo uma experiência, ou tem algo por trás. Temos que aguardar, não é?

Já aproveita pra salvar e compartilhar no Pinterest!

Perfil de Creator

Já temos o perfil business e agora o usuário poderá escolher entre o perfil de Creator ou Business pelo que eu entendi. Porém, antes mesmo de explicar o resto, eu já lhe deixo avisado que pode ser que alguns benefícios que virão por aqui serão restritos a alguma condição, assim como o “Arraste para cima” dos stories só libera quando alguém chega aos 10k de seguidores.

Algumas coisas que entendi que estarão aplicáveis a esse tipo de perfil são métricas mais detalhadas, o tão desejado controle sobre quem te segue/para de seguir, filtragem de que DMs são mais importantes, e a possibilidade de visualizar tudo isso também no Creator Studio em seu computador. Obviamente terão mais detalhes vindo por aí, mas nós só saberemos mais quando lançar e tiver mais testes.

Porém, uma coisa já observada é que não haverá a possibilidade de agendar automaticamente seus posts para o Instagram, por exemplo. Isso é algo que me faz questionar que tipo de perfil eu ficaria. No Creator ou Business.

Creators tagueando produtos!

Agora um usuário poderá ver e comprar direto do Instagram o que um influencer está usando! Influencers e artistas terão a possibilidade de marcar produtos em suas fotos, assim como as lojas conseguem. É muito interessante e importante porque agora influencers terão como dar aquela informação de forma direta para seu público, sobre algum objeto que estão usando. Também é muito bom porque poderá ter um retorno bem legal quando o influenciador trabalhar com marcas no Instagram.

A Camila Coelho será uma das Influencers que vai testar essa ferramenta – que orgulhinho!

Imagem retirada do post do Later Blog

Doações a partir do Story

Com essa atualização usuários terão a oportunidade de colocar um sticker no Story que dá a possibilidade do seu público e seguidores fazerem doações para organizações sem fins lucrativos!

Todo mundo poderá criar filtros para o Story

Explicando de maneira bem rasa, você e qualquer usuário no Instagram poderão criar seus próprios filtros e montagens divertidas no Instagram. Isso pode trazer um pouco mais de autenticidade para cada usuário, conectar mais gente – em caso de que os filtros possam ser compartilhados e viralizem, e também pode ser ótimo para muitas pessoas das carreiras criativas, como videomakers, designers e ilustradores.

Story terá uma nova câmera

Imagens retiradas do artigo do Later Blog

A câmera que você conhece dos stories será melhorada e refeita. A partir de então ela terá um novo modo além da câmera, que é o de Criação. Assim, o que eu acho maravilhoso é que você não vai precisar acessar a câmera antes de poder escrever um texto – quando você só quer mandar um texto e pronto, por exemplo. Várias coisas irão ter melhoria mas pra mim a interface melhorar e ficar mais prática de manusear também conta muito!

O que mais me deixou empolgada entre todos, foram as novidades de compras direto da imagem dos influencers, a retirada da contagem de likes e principalmente o perfil de Creator, não vou mentir. São muitas mais as novidades que estão sendo lançadas pouco a pouco mas eu fico feliz demais de saber que vou poder me beneficiar de algumas, principalmente porque além de designer eu também sou Criadora de Conteúdo, no Meio Julia.

Ansiosa para ver tudo ser lançado e para ter a possibilidade de utilizar todos os recursos para o meu negócio e meu perfil de criadora de conteúdo. E você, anotou tudo? Está ansioso?

Fonte: Later, Tudo Orna e YouPix

Inscreva-se e fique por dentro de tudo!

Receba direto no seu email promoções, freebies, conteúdo exclusivo e feito com carinho e mais!

Invalid email address
Prometo não lotar seu e-mail! Só conteúdo gostosinho de ler e aprender.

Thayna Julia

Designer, criadora de conteúdo, apaixonada por games e cultura pop tanto quanto ama o universo da beleza e moda.

Leave a comment

Related Posts

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!