Como tirar fotos bonitas e de qualidade para o seu negócio

Date
set, 23, 2019

Você não precisa da melhor câmera DSLR do mercado, seu smartphone basta.

Porém, sim! Se você tiver uma boa câmera e quiser aproveitar dela, vai ser ótimo. Mas se você não tem uma câmera, não saia se endividando só pra criar fotos boas para o seu site, Instagram e etc. Seu celular é suficiente e tanto.

Inclusive, prático. Você pode pegar dali mesmo onde tirou sua foto e carregar ele em apps de edição e decidir qual filtro utilizar para deixar logo pronto postar em seu Instagram, por exemplo.

Mas há muitas formas de você aprender a aumentar a qualidade das suas fotos independente de que câmera você está usando.

Inspirar-se bastante em conteúdos que admira

Você deve ter alguns conteúdos, sites e perfis no Instagram por exemplo de outros negócios criativos, profissionais, marcas e empreendedores que admira muito e adora as fotos.

É muito bom que você procure as coisas em comum que você gosta no conteúdo dessas pessoas que admira e encontre neles uma essência para criar um conteúdo autêntico e seu em cima disso. Digo para pegar a essência e se inspirar em vez de copiar porque não há nada mais precioso e de forte presença de branding em um negócio que a sua autenticidade.

Ou usar sua criatividade!

Ás vezes você tem suas vontades e não precisa de muita inspiração para visualizar o que gostaria de fotografar. Pegue seu celular ou a sua câmera e apenas tome atitude! Vai sair muita foto legal e você pode tentar fazer de várias maneiras diferentes as composições, poses ou ideias que você tiver.

Saia para a rua e tire boas fotos de você ou de detalhes que combinem com suas composições, site, negócio e Instagram. Ou encontre um cantinho da sua casa que ama muito e tente tirar fotos bem business ou até mesmo puxado para o lado lifestyle do seu negócio – se você é um empreendedor solo, isso funciona muito bem!

Fotos: New Darlings

Iluminação principalmente natural

É bem um clichê mas é muito importante e essencial que você lembre que a melhor iluminação que você pode ter para qualquer vídeos, fotos ou qualquer coisinha sequer é a iluminação natural.

Quando você tira foto com uma boa iluminação x em uma janela bem grande e com bastante luz natural entrando, ambas irão ficar incríveis, mas as cores e a vivacidade e veracidade vinda da foto na iluminação natural vai ser superior.

Ache uma boa janela e tire suas fotos perto dela. Se tiver sombra do lado oposto e você precisar de luz para tirá-las, coloque um abajur ou uma luminária, não precisa ter lá aquela super softbox.

DICA: Um truque legal para iluminação artificial com abajur ou luminárias é colocar um tecido branco (tnts, malhas, blusas translúcidas ou camisa social fina talvez) para deixar a luz mais difusa. Faz toda a diferença.

Treinar o “olho” para boas composições

E aprender com elas. Muitas fotografias tem seus “jeitinhos” de serem compostas. As famosas flat lays por exemplo são esteticamente incríveis e maravilhosas para qualquer negócio que oferece produtos ou precisa demonstrar fotos de detalhes por exemplo.

Invista aos poucos em materiais úteis

Alguns materiais podem ser super úteis para qualquer negócio criativo na internet, quando se trata de fotografia. Ter alguns acessórios e adereços, além de materiais dignos de um estúdio empreendedor/criativo podem subir muito o jogo da fotografia para o seu negócio. Mas não precisa começar com as coisas caras!

Vou te ajudar com isso separando em exemplos acessíveis e um pouco mais caros (que inclusive serão bons até pra mim), para você entender bem e separar suas prioridades:

Acessíveis

  • Fundo de mármore, madeira ou outras texturas para fotos de produtos ou detalhes, que pode ser feito com uma placa de mdf e papel contact.
  • Flores artificiais para detalhes e fotos bonitas de decoração.
  • Suculentas e cactos para detalhes e fotos bonitas (são baratinhas e de quebra você começa a cuidar de plantinhas bem fáceis de lidar).
  • Abajures, lâmpadas ou lâmpadas de estúdio versão miniatura para ajudar a iluminar algumas fotos caso seja da sua vontade.

Investimentos

  • Board de fundo de estúdio (algo que eu gostaria muito de ter) para vídeos e fotos numa vibe mais estúdio – e você pode comprar rolos de papel para colocar como fundo ou pendurar tecidos.
  • Refletores para refletir a luz e deixar produtos ou detalhes sem sombras ou com sombras mais suaves.
  • Softbox e/ou Ring Light para melhorar a iluminação – lembrando que ainda assim a luz natural é a mais bonita e é melhor. Porém, ás vezes não tem jeito ou precisa de um pouco mais de luz.

São só exemplos mas eu imagino que podem te ajudar a ter uma noção de que tipo de coisas são as mais caras e investimentos enquanto quais são as mais acessíveis que podem quebrar um galho.

Viu só? Tirar fotos com cara de profissional não dependem de uma câmera incrível. Inclusive hoje em dia muito fotógrafo profissional faz desafios de fotos boas utilizando celulares.

O negócio mesmo é você focar em composição, melhorar seu olhar em relação à fotografia do seu estilo e aprender a fazer bons cliques com boa iluminação e alguns truques e ajustes essenciais.

Todo mundo pode fazer uma boa foto para o seu negócio. E se te faltar ânimo para tirar fotos sempre para o seu negócio, os bancos de imagens podem ajudar. Mas empecilho para não postar e não ter imagens em seu conteúdo, você não tem. Só desculpas que você talvez pode estar criando, certo?

Thayna Julia

Designer, criadora de conteúdo, apaixonada por games e cultura pop tanto quanto ama o universo da beleza e moda.

Leave a comment

SOBRE

24 anos, apaixonada por criar as coisas. Designer e criadora de conteúdo, com o propósito de te incentivar a ser mais criativo e ter a vida que sonha.

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!

Inscreva-se na newsletter

Receba no seu email freebies, novidades, promos e conteúdo criativo!