Thayna Julia
QUAL É A MARCA
QUE VOCÊ DEIXA
NAS PESSOAS?
Entre para a newsletter:
Siga no Instagram!
Siga:

Search

Se você ainda não está colocando o seu negócio para funcionar no meio digital está perdendo não só tempo como muita oportunidade de vendas e de mostrar seu serviço/produto para o mundo.

As redes sociais são peça chave para conseguir fazer boas vendas, fidelizar clientes, conseguir um bom público e até mesmo para que as pessoas conheçam e simpatizem pela seu negócio ou trabalho.

Seja você um freelancer, artesão, dono de loja, atleta… Estar nas redes sociais hoje em dia não é sobre opção. Se você quer crescer, você tem de estar onde os outros estão. E eles estão no meio digital.

O Instagram principalmente, se tratando de redes sociais, se tornou uma forte ferramenta para negócios exibirem e venderem seus produtos tanto quanto para construir público e simpatia.

O Instagram vira sua vitrine, seu portfólio, e muitas vezes, se uma pessoa se interessou no seu trabalho, ela vai logo visitar seu Instagram pra ver se confia mesmo no serviço ou não. E isso é muito louco, né?

Por isso aqui tem um conteúdo muito especial para você construir seu perfil por inteiro, de cabo a rabo, e deixar a melhor impressão possível em todas as pessoas que visitarem e forem conhecer seu conteúdo.

Uma foto de perfil clara

Seja uma foto de sua ou da sua logo, deixe ela da forma mais clara possível. É importante que seja algo que represente você ou a sua marca no Instagram, porque uma das primeiras coisas que uma pessoa vê quando descobre você entre comentários, nas pesquisas ou em qualquer lugar é sua foto e seu nome.

Tire um dia para tirar uma boa foto sua, sem muitas informações ao fundo. Caso não seja condizente com a sua marca, não faça upload de uma foto que tenha você abraçado com alguém em uma selfie. Um exemplo? Vamos lá:

Se o seu perfil precisa ser totalmente profissional e sobre uma Gelateria que você quer abrir, colocar uma selfie sua no mar não vai ser nem um pouco condizente com o que sua marca realmente precisa. Talvez uma foto sua com um avental, uniforme ou uma roupa de cor que você gostaria que fosse ou é a identidade visual da marca, uma imagem de alguém consumindo seus gelatos, ou talvez, só os gelatos. Também fica incrível a foto do perfil ser o logo da sua marca.

Se você ainda não investiu em branding, não tem logo e identidade visual e quem sabe precisa de um direcionamento, você pode entrar em contato comigo para conversarmos um pouco, certo?

Nome de usuário objetivo

Se você quer ser descoberto pelas pessoas na pesquisa ou lembrado, é muito importante ter um @ que seja claro, objetivo e mais simples de lembrar. As pessoas hoje em dia seguem muitos outros usuários e se o seu nome for algo como @maria1955doceria não vai converter nem um pouco bem.

Inclusive as pessoas chegam a ter um pequeno preconceito, por não ver o nome de usuário de forma tão profissional por causa da falta de coerência entre o seu serviço e o nome em si.

Pense em um bom nome, e se precisar, coloque traços e underline, mas não coloque números, por exemplo, a não ser que eles façam parte do que é o seu negócio. Coerência é muito importante para que você comece a criar um bom branding para a sua marca.

Tire proveito do nome de perfil

Sabe aquele nome que fica no perfil, além do seu nome de usuário? Você tem alguns caracteres que podem tanto servir para colocar seu nome quanto para colocar algumas palavras-chave sobre o seu conteúdo/produto/serviço. Use isso ao seu favor e veja qual é a melhor maneira de tirar proveito dessa área.

Por exemplo, você criou um perfil para a sua marca pessoal, como designer UI/UX. Se você já tem o usuário (@) com o seu nome ou o nome do seu negócio, seria incrível se você colocasse “Designer UI/UX” no nome de perfil.

Isso vai ser incrível para complementar seu SEO, o que é de grande peso para qualquer pessoa que tem um negócio e cria conteúdo. E também deixará claro para quem visitar o seu perfil!

Sua descrição é seu elevator pitch

Você conhece a expressão elevator pitch? Se pergunte: Se você encontra com alguém no elevador que pergunta sobre o seu trabalho, como você explicaria sobre o que se trata sua marca antes que um dos dois chegue no destino final? O espírito da coisa é esse. Você tem segundos para explicar de maneira curta e sucinta sobre o que é a sua marca, e a pessoa deve entender sobre o que ela é.

E você pode tirar proveito da sua descrição da melhor forma possível colocando essa descrição sobre o que é o seu negócio e o que sua marca oferece. Dessa forma as pessoas conseguem bater o olho em seu perfil e entender se é da necessidade delas ou não, se identificar ou não, etc. Isso é essencial para qualquer indivíduo no Instagram. A primeira impressão conta sim!

Coloque um link no perfil para guiar as pessoas

Seja um link de um portfólio, de uma landing page, captação de emails, algum afiliado, seu blog, youtube… Coloque algum link em seu perfil e mantenha ele atualizado.

Esse link pode ser sua monetização, sua call to action, para onde você vai guiar tráfego e fazer as pessoas circularem pelo seu conteúdo da forma que é interessante pra você. Use de forma inteligente.

Você pode criar uma landing page no seu site para colocar todos os links e conteúdos interessantes para as pessoas acessarem pelo Instagram. E você também pode utilizar o Linktree, e são opções ótimas para você que resolver ter mais de um link para as pessoas acessarem e usar o link do Instagram de forma inteligente.

Coloque conteúdo nos destaques de forma inteligente

Muitas vezes eu vejo influenciadores e marcas utilizarem muito bem dos destaques. A chance que os destaques dão de fixar stories que deixam de vencer em 24 horas é muito importante. Você pode fixar várias coisas que sejam interessantes para o seu público.

Um exemplo bobo mas muito recorrente é influenciadores deixarem nos destaques um tutorial que fizeram algum dia de como editam as fotos do Instagram, ou os apps que usam para o mesmo. Sempre que alguém pede, é simples: “Está nos destaques, com o nome ‘x’!”

Usufrua disso da maneira correta – por exemplo, contando sua história nos stories e deixando nos destaques para que sempre que alguém visitar e se interessar, possa ler. Isso vai fazer muito bem para a sua marca e o relacionamento que você tem com seu público.

Tenha seu feed mantido com capricho

Seu feed é sua vitrine já diziam as incríveis irmãs Alcântara e todo o time do Efeito Orna. Você pode não viver de uma neura de feed organizado tim tim por tim tim, mas você deve sim se preocupar com a estética que à primeira vista seu Instagram passa. Ele é seu portfólio, sua vitrine, a primeira impressão que fica quando alguém visita seu perfil (juntamente com as dicas anteriores).

Entregue conteúdo de valor sempre

Atrelado à questão de feed caprichado vem a noção de que as pessoas entram em seu perfil interessadas em algo. É muito bom a gente entrar em um perfil do Instagram, um site ou em uma página que nos oferece conteúdo que ensine alguma coisa ou mostre uma curiosidade por exemplo.

Foque em criar um conteúdo que sempre enriqueça o dia da pessoa, nem que seja com uma curiosidade sobre seu produto/serviço/conteúdo.

Seguindo aquele exemplo da Gelateria, faça por exemplo um post sobre como surgiu o gelato. Como o gelato italiano acabou virando uma delícia desejada por tanta gente. Conte a história da sua Gelateria. Conte a história do surgimento da marca. O significado das cores da sua marca.

Mas fale também sobre quem adquire do seu produto e serviço! As pessoas AMAM sentirem identificação com outras, e isso passa uma conexão forte com a marca.

Quem não é visto não é lembrado

Para finalizar todas as dicas, seu perfil deve ser visto! Não adianta nem um pouco que você se esforce e gaste seu tempo deixando seu perfil e feed incríveis se você não começar a aparecer e divulgar por aí.

É importante que desde o começo, você interaja e encoraje as pessoas a divulgar seu perfil para que ele cresça. Principalmente seus amigos e familiares no começo: Eles que muitas vezes dão aquele empurrão e ajudam até no boca a boca.

Comente e interaja em outros perfis, sejam eles do público alvo da sua marca ou até mesmo outros perfis de marcas que sejam de nichos semelhantes ou complementares ao seu. Se você quer abrir um negócio, quer que as coisas aconteçam, quer ganhar “fácil” através da internet e redes sociais, saiba que tem que ralar e muito.

Não é fácil, mas também não é o fim do mundo. Muita dedicação e disciplina acompanhados de cuidado e carinho com a sua marca e público serão perfeitos para levar sua marca ao sucesso!

Se esse ebook te ajudou, indique a pessoa a entrar para minha newsletter para receber o conteúdo no email dela também. Assim você retribui de forma legal o quanto eu te ajudei. Combinado?

A gente se vê e continue pondo suas coisas pra funcionar! Ah, e não deixe de baixar o ebook com todas essas dicas tim tim por tim tim bem acessíveis à sua mão pra você consultar quando quiser!

Leave a Comment